20 de março de 2018 – Atletas da FACOL são destaques na primeira fase do Campeonato Pernambucano de Judô

Os atletas da Faculdade Osman Lins (FACOL) foram destaques na primeira fase do Campeonato Pernambucano de Judô, realizado no último 10 de março, na quadra de esportes do CAV/UFPE, em Vitória de Santo Antão.

Na competição mais esperada do calendário estadual, dez atletas que representam a instituição, seja na equipe universitária ou no projeto FACOL Judô, conquistaram espaço no ranking (confira o resultado abaixo).

A equipe universitária é formada por atletas beneficiados por bolsa de ensino e que treinam visando o campeonato universitário. Já o projeto FACOL Judô é uma associação que conta com praticantes e atletas. As aulas são voltadas para crianças e adultos.

A primeira fase do campeonato, nesta edição, bateu recorde de participantes, contou com a presença de centenas de atletas de todo o estado. “As disputas ganharam ainda mais brilho com a calorosa e numerosa torcida, composta de familiares e amantes do judô, e ainda pela acolhedora população do município, que mais uma vez recebeu o evento, em festa e de braços abertos”, enfatizou a Federação Pernambucana de Judô.

16 de fevereiro de 2018 – FACOL Judô participa do Desafio Brasil JMB 2018.

Com a presença de judocas dos 30 aos 78 anos de idade, o Treino de Veteranos – Desafio Brasil JMB 2018, reuniu gerações de atletas, no último sábado (03), no Compaz Eduardo Campos, no Recife. O Projeto FACOL Judô foi representado pelos professores Oberdan Floriano e Carlos Oliveira.

O Presidente Jaciano Delmiro conduziu o treino, que foi um verdadeiro encontro da classe de veteranos do judô.

A aula simultânea ocorreu em diversos pontos do Brasil. Os participantes se comprometeram a continuar esse resgate aos atletas do passado e realizar outros eventos desse tipo durante o decorrer desta temporada e nos anos seguintes.

19 de dezembro de 2017 – FACOL conquista tricampeonato nos Jogos Universitários de Pernambuco

Com campanha invicta, a Faculdade Osman Lins (FACOL) conquistou, neste domingo (17), o tricampeonato nos Jogos Universitários de Pernambuco (JUP’s), na modalidade de futebol de campo masculino. A partida foi realizada contra a UNINASSAU, no Estádio Barbosão, no município de Chã Grande.

A equipe comandada por Beto Coelho conquistou o título com o placar de 3×1. Os gols foram marcados por Flavinho, duas vezes, e Diógenes, de pênalti.  Com o tricampeonato, a equipe irá representar o estado de Pernambuco nacionalmente.

18 de dezembro de 2017 – FACOL e FPF selam parceria de padronização dos estádios pernambucanos

A  Faculdade Osman Lins (FACOL) selou uma parceria com a  Federação Pernambucana de Futebol (FPF) visando a melhora técnica dos estádios participantes do Campeonato Pernambucano Série A1, que começa em janeiro. O projeto georreferenciou as medidas dos campos e formalizou a liberação dos estádios para a competição. A FPF é a primeira entidade do Brasil a realizar o georreferenciamento dos estádios que vão receber jogos em 2018. O trabalho foi realizado sem custo algum para os clubes pernambucanos.

Em conversa com a FPF, o coordenador do levantamento topográfico, Sérgio Cruz, revelou detalhes do processo. “Nós fizemos um levantamento com as técnicas mais atuais, com as referências com o GPS de alta definição e temos as medidas de cada ponto do estádio perfeitamente definido. Foi possível controlar as pinturas, as marcações, as alturas e larguras das barras, tudo através deste referenciamento que foi feito. Foi um trabalho que levou duas semanas praticamente para fazer com o apoio da Federação”, disse.

As informações bases já foram entregues e serviram para os clubes conseguirem a liberação dos laudos de avaliação. “Checamos as principais medidas do campo. O comprimento estabelecido é de 105 metros por 68 de largura. As submedidas da grande área, os raios do círculo central, a distância do ponto de marcação do pênalti e todas as linhas brancas do estádios foram verificadas e georreferenciadas”, revelou o português Sérgio, que além de engenheiro civil, é coordenador do curso de Engenharia Civil da FACOL.

Sérgio explicou ainda que todos os estádios serão contemplados com um marco figurativo em aço, ou metal incorruptivo, para a marcação exata do ponto em que as coordenadas foram estabelecidas para que o georreferenciamento possa ser sempre refeito.

26 de outubro de 2017 – Nos JUBs, FACOL vence e se classifica para semifinal

A equipe de futsal masculino da Faculdade Osman Lins (FACOL) segue representando Pernambuco com maestria nos Jogos Universitários Brasileiros. Em partida realizada nesta quinta-feira (16), os vitorienses venceram por 4×3 a equipe de Goiás e se classificaram para a semifinal da competição. Os gols da vitória foram marcados por Jonh, Cleodon e GG, que mandou no fundo da rede por duas vezes. Nesta sexta (26), o time comandado pelo técnico Diêgo de Deus volta à quadra para enfrentar a UNIP/SP. A partida ocorre às 18h30, horário de Pernambuco. Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU). Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal. A competição ocorre em Goiânia/GO.

28 de agosto de 2017 – No futsal, FACOL conquista primeiro turno dos JUPs e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Com goleada de 6×0 sob a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a equipe de futsal masculino da Faculdade Osman Lins (FACOL) conquistou, neste sábado (26), o primeiro turno dos Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs). A partida ocorreu no Ginásio de Esportes Geraldo Lima, no campus da instituição.

Os gols da partida deste sábado foram marcados por Jorge de Deus, Diógenes, Dadá, Jhon e Cleodon, que mandou pro fundo do gol duas vezes. A equipe, comandada pelo técnico Diego de Deus, encerrou a primeira fase com cinco vitórias e uma derrota.

Com a conquista, a FACOL representará Pernambuco nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecerá em Goiânia/GO, no mês de outubro.

16 de agosto de 2017 – FACOL Judô representa Vitória de Santo Antão na Copa AABB Recife

A equipe FACOL Judô representou com êxito o município da Vitória de Santo Antão com atletas iniciantes na modalidade e obtiveram mais uma vez excelentes resultados na Copa AABB Recife. Realizada pela Federação Pernambucana de Judô (FPJU), a competição ocorreu no último sábado (12).

O saldo positivo consolidou a cidade como celeiro de atletas em inúmeras modalidades. Foram oito competidores, classe iniciante que contribuíram para o quadro de medalhas, conquistando assim oito medalhas.

“Estamos muito felizes com a evolução da equipe. O professor Carlos Oliveira tem feito um relevante trabalho. Além Técnico é um excelente amigo”, comentou o professor Francisco Fernandes, da equipe CTA Judô.

10 de agosto de 2017 – FACOL Judô é vice-campeã geral nos Jogos Universitários de Pernambuco

Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade Osman Lins (FACOL) conquistou, no último sábado (05), o segundo lugar geral na categoria Judô, nos Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs), realizado no Recife.

Na competição, dois atletas da instituição – João Vitor (Educação Física) e Fernando Matos Júnior (Fisioterapia) – foram classificados para os Jogos Universitários Nacionais, que ocorrerá em Goiânia (GO), entre os dias 18 e 29 de outubro.

A instituição participou do JUPS com a equipe completa no masculino e uma atleta na categoria feminino até 57 kg. Além da participação nos jogos universitários, a equipe da FACOL JUDÔ, participou pela primeira vez do campeonato pernambucano por equipes, fazendo uma equipe mista com atletas do SUB 18, Adulto e máster, consagrando-se a 4º colocada.

18 de julho de 2017 – Gols e emoção marcam abertura da terceira Copa Vitória Futsal

A abertura da terceira edição da Copa Vitória Futsal foi marcada por gols e muita emoção, no Ginásio de Esportes Geraldo Lima – O Geraldinho, no campus da FACOL/RADAR. A competição, que segue até 05 de agosto, foi iniciada com a solenidade de apresentação das equipes e saudações às bandeiras do Brasil, Pernambuco e Vitória de Santo Antão.

Após entoar o hino do município, se enfrentam as duas primeiras equipes. O Atlético Vitoriense levou a melhor e bateu o Atlético Leal por 4×0. No segundo duelo da noite, o Matriz Futsal goleou a equipe do Thestrongest por 7×1.

A bola volta a rolar nesta terça-feira (18). Às 20h, se enfrentam Leão de Judá Congregacional x Largados Futebol Clube. Já às 21h, é a vez de entrar em quadra CDD Futebol Clube x Amigos Tricolores.

17 de julho de 2017 – FACOL e RADAR realizam terceira edição da Copa Vitória Futsal.

A Faculdade Osman Lins (FACOL) e o Sistema Educacional RADAR promovem, de 17 de julho a 05 de agosto, a terceira edição da Copa Vitória Futsal. A competição acontece no Ginásio de Esportes Geraldo Lima, no campus da FACOL. Os detalhes foram apresentados na última sexta-feira (14), em congresso técnico, que sorteou as chaves e apresentou o regulamento.

A copa terá a participação de nove equipes: Amigos Tricolores, Atlético Leal, Atlético Vitoriense, Clube Atlético Thestrongest, CDD Futebol Clube, Dois Terreiros, Largados Futebol Clube, Leão de Judá e Matriz Futsal.

12 de junho de 2017 – Nos Jogos Universitários, FACOL vence no futsal e futebol masculino com goleadas

A Faculdade Osman Lins (FACOL) segue com bons resultados nos Jogos Universitários de Pernambuco. Neste final de semana, as equipes de futsal e futebol masculino venceram com goleadas, pela terceira rodada da competição.

No Estádio Barbosão, em Chã Grande, a equipe de futebol venceu a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por 5×1. A partida ocorreu na manhã do domingo (11). O próximo confronto ocorre dia 18, contra a UNINASSAU, também no Estádio Barbosão, às 9h30.

Já no Ginásio de Esportes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), os meninos do futsal da FACOL venceram a UFRPE por 7×0. A próxima partida será contra a ASCES. O local e data do confronto ainda não foram divulgados.

09 de junho de 2017 – Professor da FACOL Judô participa de Campeonato de Jiu-Jitsu

A segunda etapa do Campeonato Pernambucano da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo contará com representante da FACOL Judô. O professor Hugo Andrade será o participante da competição, na modalidade máster uma pesadíssima.  O evento será realizado no Ginásio de Esporte da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, no Recife.

“Cada competição é um experiência adquirida, o contato com outras pessoas, você adquire três meses dentro de poucos minutos assim para a vivência”, enfatizou Hugo, sobre a importância de disputar o campeonato.

O projeto FACOL Judô foi idealizado pelo professor Francisco Fernandes. Os atletas que se destacam ganham uma bolsa de estudos na instituição de ensino e disputam os Jogos Universitários. Em 2016, dois atletas foram campeões em competições.

05 de junho de 2017 – FACOL goleia a UFRPE no futebol de campo dos Jogos Universitários

O time masculino de futebol de campo da Faculdade Osman Lins (FACOL) segue firme na luta pelo tricampeonato dos Jogos Universitários de Pernambuco. Jogando neste domingo (04), no Estádio Barbosão, no município de Chã Grande, a equipe goleou por 8×0 a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A partida foi válida pela segunda rodada dos jogos. Sob o comando técnico de Beto Coelho, mandaram bola no fundo do gol: Flavinho, três vezes, Allan, duas vezes, Nenê e Marivânio. O time prossegue na competição com duas vitórias. O próximo confronto ocorre no próximo domingo, 11 de junho, a partir das 9h30, também no Estádio Barbosão. Desta vez, a FACOL irá enfrentar a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

18 de julho de 2016 – Judô FACOL participa do 64° Jogos Universitários de Pernambuco.

A equipe de judô da FACOL participou do 64° JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE PERNAMBUCO, evento esportivo acadêmico e que vale como seletiva para JUB´s – Jogos Universitários Brasileiros, que contou com atletas de universidades de todo estado. A equipe foi coordenada pelo técnico Francisco Fernandes com um total de 6 atletas, sendo, um do feminino e cinco atletas do masculino. Fernando Matos(-90kg), aluno de fisioterapia, foi campeão em sua categoria e campeão no absoluto(junção de todas as categorias); Raquel Ingrid(-57kg), aluna de fisioterapia, foi campeã em sua categoria e terceiro lugar no absoluto(junção de todas as categorias).

Os atletas Marcos Caetano, Raul Candido, Italo Andrade e João Vitor conquistaram a medalha de bronze em suas respectivas categorias.

Um total de 3 medalhas de ouro, 6 medalhas de bronze e a classificação dos atletas Fernando Matos e Raquel Ingrid para o campeonato JUB´s 2016 – Jogos Universitários Brasileiros.

05 de maio de 2016 – FACOL sediará a II Copa Cavalcanti de Judô

14 de março de 2016 – FACOL sediou a 1ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Judô

Neste final de semana, o ginásio da FACOL – Faculdade Escritor Osman da Costa foi palco da primeira etapa do Campeonato Pernambucano de Judô de 2016, realizado pela Federação Pernambucana de Judô (FPJU).

O público lotou o ginásio para conferir as lutas que ocorreram no tatame da competição, o evento agitou bastante o final de semana na cidade, atraindo diversas pessoas de cidades circunvizinhas. Na etapa houve as divisões para várias categorias, crianças, adolescentes e adultos, entraram em ação nas categorias feminina e masculina.

O evento teve a transmissão ao vivo pela web, da Rede Livre, onde houve diversas participações e interações pelas redes sociais. Dentro do evento os alunos de educação física sob a coordenação da aluna Rayssa Silva, fizeram avaliações com atletas sênior, ocorrendo avaliações físicas. Foi feita uma avaliação física nos atletas de judô, onde foram analisados o IMC (índice de massa corporal), TESTE DE AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA (dobras cutâneas)com o intuito de analisar o percentual de gordura e o FLEXITESTE (consiste na medida e avaliação da mobilidade passiva máxima de 20 movimentos articulares corporais).

29 de janeiro de 2016 – FACOL sediará a etapa do Campeonato Pernambucano de Judô.

Nesta sexta-feira (29) ocorreu uma reunião na Federação Pernambucana de Judô (FPJU), na qual foi definida a inclusão da cidade da Vitória de Santo Antão no Campeonato Pernambucano de Judô.

A etapa será disputada no Ginásio Geraldo Lima, na Faculdade Osman da Costa Lins (FACOL), no dia 12 de março de 2016. A competição contará com a estrutura oficial usada em disputas aprovadas pela CBJ e FPJU.

Atletas de todo o Estado participarão do evento que contará com a cobertura da imprensa pernambucana. O Diretor-presidente da FACOL, Dr. Paulo Roberto Leite de Arruda, se disse satisfeito com a parceria celebrada na manhã de hoje. De acordo com Paulo Roberto, Vitória de Santo Antão apresenta grande potencial na área dos esportes, e a FACOL – através dos programas sociais e do desporto universitário – vem ultrapassando barreiras e mostrando que o interior pode se tornar cada vez mais forte. Já o presidente da FPJU, Jaciano Delmiro, ressaltou o trabalho sério feito pela instituição de ensino vitoriense, assim como enalteceu a forma como vem sendo conduzida a preparação para esse grande evento.

O professor Francisco Fernandes, coordenador da equipe de Judô, complementou dizendo que está muito orgulhoso de fazer parte da família FACOL, e que através de iniciativas como as propiciadas no âmbito da IES, de fomentar o esporte na cidade da Vitória de Santo Antão, será possível a construção para uma sociedade melhor.

Prof. Francisco Fernandes aproveitou, ainda, para agradecer ao Dr. Paulo Roberto que, segundo ele, mantém-se sempre aberto às inovações, investindo na prática do esporte, objetivando sempre o bem-estar social.